Top Therm's Blog

29/03/2010

Alimentação Saudável

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 6:36 pm

Hoje vou comentar algo que se fala muito!!! Algo que não podemos deixar de fora…!!

Alimentação saudável

 Atualmente, fala-se muito do que é alimentação saudável e de seus princípios. Alimentação saudável nada mais é que, uma refeição equilibrada, que contém todos os macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) nas suas quantidades adequadas e de excelente qualidade. É fundamental ter o hábito de consumir de 5 a 6 refeições/dia, não muito volumosa e sem dispensar as frutas e hortaliças. 

Existem três principais refeições:

Café-da-manhã: Deve-se dizer que é a refeição principal de todas, já que passamos mais de 8 horas sem comer, contendo derivados de leite e frutas.

Almoço e jantar: É muito importante, pois é neste momento que, consumimos nossas principais calorias, fibras, vitaminas e minerais. Essas refeições precisam ser compostas de legumes, verduras e frutas. O ideal para o consumo de doce seria nesses horários, pois de acordo com a quantidade de fibra, reduz a quantidade de açúcar no sangue e absorção do colesterol, prevenindo doenças crônicas e que as gorduras trans se fixam nos tecidos adiposos. Lembrando que, devemos comer com moderação, consideravelmente 50 g de doce. Caso optem pelo chocolate, tenha preferência pelo meio amargo ou aquele com alta porcentagem de cacau, pois causam saciedade (sensação de prazer) e possuem substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo.

Não podemos esquecer que apesar das principais refeições, temos as colações entre elas. O organismo, quando cria o hábito de comer pequenas quantidades de 3 em 3 horas, ele não reserva energia para o corpo. Essa energia quando não é usada, é transformado em tecido adiposo, ocasionando futuramente o excesso de peso, diabetes, colesterol alto, intestino preguiçoso e até fadiga muscular na prática esportiva.

Precisamos ficar ciente que a alimentação saudável está relacionada também ao exercício físico. É fundamental um exercício aeróbico pelo menos de 30 minutos por dia. E claro, beba líquidos entre as refeições, aproximadamente 1,5 litros de água, que se torna necessário para mantermos a hidratação do corpo. 

            Não é difícil criar hábito, sempre que for ao supermercado, já faça uma lista de compras com produtos saudáveis e tente já ter em mente um kit do dia todo. Tente substituir frituras por alimentos grelhados ou assados, doces por frutas e refrigerantes por sucos naturais.

 Coloque seu relógio para despertar de 3 em 3 horas e você verá que seu corpo vai acostumar. Além de emagrecer, você se sentirá muito melhor com a sua saúde e com o seu bem-estar!

Por favor, caso tenha alguma dúvida, pode deixar seu comentário que responderei o mais breve possível.

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