Top Therm's Blog

15/04/2010

ALIMENTAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 11:07 am

Modelos de dieta pré-escolar

Normalmente, uma criança nesta etapa deve consumir, em média, 1.600 calorias, sendo 50% carboidratos, 31% lipídeos e cerca de 18% de proteínas.

A criança come o que vê comer aos seus pais e colegas

É uma etapa de crescimento mais lento e estável, em que as crianças ganham uma média de 2 quilos de peso, e de 5 a 6 cm de tamanho ao ano.

Nessa etapa as crianças desenvolvem uma grande atividade física, e seu gasto energético aumentará consideravelmente, e que deverá se adaptar seu consumo de calorias à nova realidade. Desde o ponto de vista do desenvolvimento psicomotor, a criança alcançou um nível que lhe permita uma correta manipulação dos utensílios empregados durante as refeições, sendo capaz de usá-los para levar os alimentos à boca.

Uma das características específicas dessa idade é a rejeição por alimentos novos, pelo temor ao desconhecido. Trata-se de uma parte normal do processo de maturidade no aprendizado da alimentação, o que não deve ser traduzido pela falta de apetite.

A criança pré-escolar pode reconhecer e escolher os alimentos igual ao adulto. Normalmente, a criança tende a comer o que vê comer seus pais e outras pessoas que o acompanham. Eles observam e imitam, também na alimentação.

Na escola, esse processo se ampliará, e a criança adquirirá novos hábitos devido influências externas.

 Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos – a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para que a criança tenha a ingestão adequada de energia, é preciso que sua alimentação diária seja composta de 5 porções de alimentos desse grupo.
Exemplo:
Café da manhã: pão
Lanche: fubá
Almoço: arroz e batata
Lanche: biscoito
Jantar: macarrão 

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos
A criança deve comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas,  ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia da criança.
Procure alternar o uso de legumes com vegetais folhosos. Por exemplo, um dia ofereça abobrinha e, no outro, couve, ora cozidos, ora crus.

Grupo 3 = frutas 
É conveniente que a criança coma três porções de frutas diferentes diariamente. Caso fruta in natura não sejam apreciadas, salada de frutas e sucos são boas opções. Para estimular o consumo de frutas, deixar as frutas à  vista, levar a criança ao supermercado e pedir a ela que ajude a escolher as frutas, fazer salada de frutas e colocar pequena porção de caldo de laranja com um pouco de açúcar. 

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas 
A criança deve comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa (feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo 
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

A Fundação Americana de Saúde e a Academia Pediátrica Norte-Americana recomendam que crianças acima de 2 anos devem ter um consumo diário de fibras acrescentando-se de 5 g a 10 g à idade da criança.

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