Top Therm's Blog

14/06/2010

Ômega 3 x Gestação e lactação

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 9:06 am

Recentes pesquisas indicam que os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA) n-3 e os LC-PUFAs são nutrientes essenciais para o desenvolvimento neonatal. O DHA está presente em grande quantidade na retina e em certas áreas do cérebro, acumulando-se no final do período fetal e no início do período pós-natal.

Sabe-se que a quantidade de DHA que os tecidos do recém-nascido são capazes de sintetizar a partir do ácido α-linolênico é extremamente limitada. Lactentes em aleitamento materno recebem quantidades adequadas de DHA através do leite materno, suprindo assim suas necessidades. Uma questão crucial que vem sendo apontada pela comunidade científica é que, em muitos países, incluindo o Brasil, é comum a baixa prevalência de aleitamento materno, com a mãe oferecendo à criança leite de vaca diluído em água. O leite de vaca modificado apresenta 2% de energia na forma de ácidos graxos n-6 e 1% na forma de ácidos graxos n-3; além disso, somente os ácidos graxos α-linolênico e linoléico estão presentes, observando-se total ausência de DHA.

 O ácido Docosahexaenóico (DHA) é importante componente das estruturas lipídicas das membranas das células do cérebro e da retina e, portanto, é essencial para o crescimento e o desenvolvimento. Está presente no leite humano, mas não na maioria das fórmulas lácteas industrializadas.

Atualmente se sabe que, durante a lactação, quando a nutriz ingere dieta rica em ácidos graxos n-3 (por exemplo, alimentação rica em pescados), o conteúdo de DHA no leite materno aumenta (LIMA, 2005).

LIMA, M.F et al. Ácido Graxo ômega 3 Docosahexanóico (DHA: C22:6 n-3) e Desenvolvimento Neonatal: Aspectos Relacionados a sua essencialidade e suplementação.Rev. Soc. Bras. Alim. Nutr, v.28, p.65-77, 2004

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: