Top Therm's Blog

23/06/2010

Sintomas de doenças gastrointestinais

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 10:56 am

SINTOMA

Ingestão de alimentos sólidos causa incômodo, porém não a de alimentos líquidos; Estenose esofágica
Dificuldade para deglutição; o alimento “gruda” na garganta; Espasmo esofágico; acalasia
Dor epigástrica à alimentação Úlcera Gástrica
Dor de 2-5 horas após a refeição; alívio da dor após alimentar-se; Úlcera Duodenal
Dor abdominal diversas horas após a ingestão de refeição rica em gorduras; Doença pancreática ou do trato biliar
Cólicas, distensão e flatulência 18-24 horas após a ingestão de leite; Intolerância à lactose, por deficiência de lactase ou trânsito intestinal acelerado
Pirose após ingestão de refeição volumosa e gordurosa.  Refluxo Gastroesofágico

Estenose de Esôfago  

É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior. A maioria dos estreitamentos ocorre no próprio órgão (intrínsecos), e outros, por compressão externa (extrínsecos).

Espasmo esofágico difuso, espasmo do esôfago

Contrações irregulares dos músculos do esôfago. Os espasmos não impulsionam o alimento de maneira eficaz para o estômago.

Acalásia

Acalásia é um dos vários tipos de desordem motora do esôfago. É caracterizado pela ausência de contrações musculares na porção inferior do esôfago e falha na abertura do esfíncter esofagiano inferior (grupo muscular que fica fechado em repouso, impedindo o retorno do ácido do estômago para o esôfago – DRGE).

Esta falha impede o alimento de chegar até o estômago. Pessoas com acalásia têm dificuldade progressiva em ingerir alimentos sólidos até líquidos com o passar dos anos. Geralmente apresentam regurgitação (retorno do alimento até a boca antes de chegar no estômago) e algumas vezes dor no peito. Pode haver perda de peso progressiva.

Ulceração Gástrica

 Ulceração da mucosa gástrica devido contato com suco gástrico. Freqüentemente está associada com infecção por helicobacter pylori ou consumo de drogas antiinflamatórias não esteroidais (Agentes antiinflamatórios não esteróides).

Ulceração Duodenal

 A úlcera péptica é uma lesão localizada no estômago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos, atingindo os vasos sanguíneos subjacentes. É causada pela insuficiência dos mecanismos protectores da mucosa contra a acidez gástrica, muitas vezes devido a infecção com a bactéria Helicobacter pylori. Além da dor caracteriza-se pelas hemorragias continuas para dentro do tracto gastrointestinal. A ruptura de uma úlcera, criando uma comunicação anormal entre o tracto gastrointestinal e a cavidade peritoneal é uma emergência médica potencialmente mortal.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é a incapacidade ou capacidade suficiente para digerir a lactose, um açúcar encontrado no leite e produtos lácteos.  A intolerância à lactose é causada pela deficiência da enzima lactase, que é produzida pelas células que revestem o intestino delgado.  Lactase quebra a lactose em duas formas mais simples de açúcar chamado glicose e galactose, que são absorvidos pela corrente sangüínea.

 Refluxo Gastroesofágico

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), doença do refluxo esôfago-gastro (DRGE), doença do refluxo gástrico, ou doença do refluxo ácido é definido como sintomas crônicos ou mucosa danos produzidos pelo refluxo anormal do ácido do estômago para o esôfago. Um sintoma típico é azia.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: