Top Therm's Blog

29/06/2010

Hábito de Fumar

Filed under: Receitas — by Top Therm @ 9:41 am

Quais são seus riscos?

O aumento de risco da doença cardiovascular decorrente do hábito de fumar tem sido reconhecido há mais de 30 anos.

Devido a alta prevalência do hábito de fumar e a reversibilidade dos seus efeitos, o fumo é um dos principais fatores de risco para a progressao da aterosclerose. Com o passar do tempo, esse hábito aumenta o risco de estenose da carótida em pacientes mais idosos que também têm níveis elevados de colesterol e de pressão sistólica.

Mulheres que fumam e usam contraceptivos orais tem 10 vezes mais risco de doenças coronarianas que as não fumantes e não usuárias de contraceptivos orais.

O risco também aumenta com a quantidade de cigarro fumados por dia; cigarros com baixo teores de alcatrão não diminuem o risco. A nicotina e produtos secundários do fumo estão envolvidos na instalação e progressão da aterosclerose.

Por isso, dizem NÃO a esse vício!

Tenha uma vida saudável, pratique exercícios e se alimente adequadamente!

Vamos contribuir pra que o índice de mortes diminuia.

Esperamos com a sua contribuição.

Veja sete dicas para largar de vez o hábito de fumar

1) Tome a decisão definitiva de parar de fumar. Dúvidas como “Por que vou parar de fumar se vou morrer mesmo” ou “Fulano morreu e nem fumava” não levam a lugar e algum e minam as chances de sucesso. Portanto, tenha em mente que você realmente quer parar.
2) Avalie seu grau de dependência. É importante ter a percepção de você tem chances de conseguir parar de fumar sozinho ou se precisa de ajuda médica. Rotina e programas sociais contam muito na decisão.
3) Elabore uma estratégia, considerando circunstâncias que podem ser mais adequadas. Será que não fica mais fácil dar o primeiro passo nas férias, longe dos fumantes do trabalho? Ou o melhor é na rotina sobrecarregada da profissão? Escolha o que é melhor para você.
4) Inicie o processo de redução. Ir diminuindo o número de cigarros consumidos por dia pode ajudar a amenizar os sintomas da abstinência quando o dia D chegar.
5) Mude seus hábitos e faça exercícios físicos. É importante evitar situações “de risco”, como happy hour e danceterias – lugares em que muita gente pode estar fumando ao seu redor. A prática de esportes com regularidade melhora sua qualidade de vida e a saúde do seu organismo.
6) Use pastilhas e gomas de nicotina. Vendidos sem prescrição médica, eles devem ser encarados como uma substituição ao cigarro. Esses subterfúgios ajudam a perder o hábito de fumar, principalmente em ambiente sociais.
7) É quase certo que a ansiedade de quem está parando de fumar suba às alturas. Algumas dicas parar enfrentar os picos são: escovar os dentes com frequencia, comer frutas, ter algo em mãos para poder rabiscar. Não fique parado. Quando a ansiedade bater, converse com alguém e tente se distrair.

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