Top Therm's Blog

01/07/2010

Alimentos Rejuvenescedores

Filed under: Sem categoria — by Top Therm @ 9:50 am

ALHO

Mantém o tecido conectivo e as articulações e ajuda a combater os radicais livres. Ingestão diária recomendada: um dente amassado ou triturado (3 calorias)

AVEIA

Possui beta-glucanas, ativo que reduz o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que aumenta o estresse orgânico, reduzindo os radicais livres. Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa (40 calorias).

BETACAROTENO

Auxilia na manutenção da pelem visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres. Pode ser encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brocólis. Ingestão diária recomendada: de acordo com cada faixa etária, evitando, assim, a toxicidade.

FRUTAS VERMELHAS

Morango, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, ajudam a neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo e atuam também na desintoxicação. Ingestão diária recomendada: uma xícara de chá (80 calorias).

LICOPENO

Possui atividade antioxidante e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Reduz o processo inflamatório. Encontrado em tomate, pimentão, beterraba, goiaba e melancia, que podem ser consumidos, de preferência cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno. Ingestão diária recomendada:

– 80 g de tomate (15 kcal);

– 43 g de beterraba (15 kcal);

– 56 g de pimentão (15 kcal);

– Melancia (70 kcal);

– Goiaba (70 kcal).

SOJA

 Possui isoflavonas, componentes que aumentam o funcionamento de enzimas antioxidantes, reduz o risco de doenças cardiovasculares e equilibra o estrógeno, diminuindo os sintomas da menopausa.

Ingestão diária recomendada: de 25 a 60g de soja texturizada ou em grãos (140 kcal)

VITAMINA C

Atua na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. Também ajuda a desintoxicar o corpo dos radicais livres que contribuem para o envelhecimento , como cigarro, álcool e poluição.  Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas (morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. Ingestão diária para mulheres é de aproximadamente 75 mg.

VITAMINA E

É encontrada em óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, abacate, manteigas, cereais integrais e aspargos. Ingestão recomendada diária: 15 mg que seria equivalente a uma colher de sopa de óleos (120 kcal) ou 100 g de abacate (161 kcal).

ZINCO

Constitui a enzima antioxidante superóxido dismutase que combate os radicais livres. É encontrado em ostras, frutos do mar, peixe, fígado, carne vermelha, cereais integrais, milho e leguminosas. Ingestão diária: lentilha cozida (116 kcal), feijão cozido (111 kcal) ou carne vermelha (230 kcal).

FONTE: Coleção Estética/ Revista Minuano.

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