Top Therm's Blog

08/07/2010

Dicas sobre como adoçar sua saúde

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 11:46 am

Açúcar Branco

Extraído da cana, trata-se da forma mais refinada de carboidrato.

Não existe propriedade nutricional, somente calorias. O açúcar branco estímula em excesso a produção de insulina que é o hormôio que controla a quantidade de açúcar no sangue.

Este produto não é recomendado pelos diabéticos

Indicação de consumo diário: 60 g

Açúcar Mascavo

É 2 vezes menos doce que o açúcar.

É obtido por meio do caldo da cana-de-açúcar recém-extraído. Por não passar por tantos processos de refinamento, reserva pequenas quandidades de minerais e vitaminas.

Deve ser evitado por diabéticos.

Indicação de consumo diário: 60 g

Mel

 2 vezes mais doce que o açúcar.

É um potente expectorante para o organismo por possuir algumas vitaminas como C, B1 e B2.

É um alimento produzido por abelhas a partir do néctar das flores.

Não é indicado para diabéticos (eleva o índice glicêmico) e crianças de até 2 anos (não têm sistema imunológico formado e podem sofrer infecção no trato digestivo)

Indicação de consumo diário: 60 g

Sucralose

Considerado um adoçante.

Ele é 600 vezes mais doce que o açúcar. É produzido em laboratório.

Não existem estudos concretos sobre os efeitos desse adoçante.

Aspartame

60 vezes mais doce do que o açúcar.

É derivado dos aminoácidos de fenilalanina e ácido aspártico, porém aos intolerantes não é indicado. Pois não possui essa enzima em quantidade suficiente para quebrá-la

Não contem calorias.

Indicação de consumo diário: 40 mg/kg

Stevia

300 vezes mais doce do que açúcar.

É um alimento extraído de uma folha de mesmo nome.

Não possui calorias.

Como suas moléculas têm alto poder de ruptura, ao ser aquecido perde a capacidade adoçante. Em grande quantidade, deixa sabor amargo.

Indicação de consumo máximo diário: indefinido

Lembrando que todos são pobres nutricionalmente, não trazendo benefícios para a saúde. O ideal é consumir em baixa dosagem e intercalar o uso de todos.

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