Top Therm's Blog

27/07/2010

GEOTERAPIA: A CURA

Filed under: Sem categoria — by Top Therm @ 10:06 am

A terra produz alimentos para os seres vivos, purifica a água e acrescenta-lhe minerais, e realiza um trabalho contínuo de regeneração do planeta. Não é difícil compreender, portanto, a importância da terra no plano patológico. Purificação e regeneração são suas principais características.

Sabe-se que quase todas as doenças resultam de febres gastrointestinais.

Mesmo quando a temperatura exterior não sofre alterações, a febre está refugiada nas entranhas do organismo. A elevação da temperatura do tubo digestivo favorece a putrefação intestinal e causa diversas enfermidades.

Assim como as doenças têm seu ponto de partida nos desarranjos gastrointestinais, o restabelecimento deve fundamentar-se na normalização da digestão, sendo então necessário combater a febre interna.

A argila é a substância mais apropriada para esta finalidade refrescando e descongestionando o sistema gastrointestinal, o sangue é liberado para a superfície do corpo, estabelecendo o equilíbrio térmico que resulta em saúde.

A argila medicinal é retirada de solos não contaminados, em regiões não habitadas e onde não haja escoamento de água e raízes vegetais.

Os barrancos garantem uma argila de boa qualidade, e para extraí-la é recomendável cavara uma profundidade de 70 centímetros, aproximadamente. Depois de extraída, exponha a argila ao sol, sobre uma área plana e limpa, para secar completamente.

Com ajuda de um martelo ou outro instrumento, reduza-a a pó e peneire.

Guarde-a num recipiente de barro, de vidro ou de madeira; jamais utilize recipientes plásticos ou de metal.

Preparando a Compressa

1) Separe quantidade suficiente de argila. Em seguida, adicione

água mineral, destilada ou fervida e filtrada, até que a compressa adquira consistência pastosa. Conforme o caso, selecione os ingredientes

e acrescente-os.Os mais utilizados são cebola ralada, carvão vegetal, cenoura ralada, mel de abelhas, óleo de eucalipto, óleo de linhaça, orégano, sal, arnica macerada, chá de camomila, chá de malva, polpa de babosa etc).

2) Prepare a cama do paciente (compressa lombo-ventral), seguindo os passos seguintes:

a) Forre um plástico resistente sobre o colchão;

b) Sobre o plástico, forre um lençol;

c) Sobre o lençol, estenda um cobertor atravessado na cama;

d) Sobre o cobertor, estenda duas folhas grandes de papel (jornais velhos, por exemplo); e) Sobre o papel, estenda um pano grande, que envolverá o paciente;

3) Espalhe a pasta de argila sobre o pano, em camada uniforme com aproximadamente 1 cm de espessura;

4) Deite o paciente diretamente sobre a pasta, e distribua outra camada de argila sobre o ventre. Envolva- o com o pano, as folhas de papel e o cobertor, agasalhando-o bem. Tenha o cuidado de manter- Ihe os pés aquecidos com bolsa de água quente. A compressa deve ter duração máxima de duas horas em pacientes com mais de oito anos de idade. Nos mais novos, a duração máxima é uma hora. Decorrido este tempo, retire a compressa para que o paciente possa banhar-se em água fria ou morna.

Atenção: Não é recomendável que mulheres durante o período menstrual ou durante a gravidez, e pacientes muito debilitados, sejam submetidos a este tratamento.

Continuação no próximo Post =)

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: