Top Therm's Blog

06/08/2010

Frutas e legumes podem contribuir para a limpeza dos dentes

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 4:33 pm

Segundo especialistas, alimentos fibrosos, como legumes e frutas frescas, já recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes, ajudando a prevenir cáries e a manter uma boa saúde bucal. Segundo cirurgiões-dentistas da Faculdade de Odontologia São Leopoldo, esses alumentos, por serem duros, são capazes de limpar a superfície dos dentes por meio do próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana.

Os alimentos recomendados que limpam os dentes e os protegem são a maçã, a pera, a melancia, o kiwi, a cenoura, o pepino, a acelga e o aipo, assim como as nozes e as castanhas. Os especialistas ressaltam, no entanto, que apesar de con-tribuírem para a higiene bucal, eles não substituem a limpeza com creme e fio dental, fundamental após todas as refeições. “As maçãs possuem um mecanismo de ação interessante. Contêm polifenóis que estimulam a saliva e ajudam na limpeza dos dentes. Mas, por serem ácidas, apresentam o risco do desenvolvimento de cárie. Assim, a escova e o fio dental nunca devem ser dispensados”, explica a professora Luciana Butini Oliveira.

Segundo a especialista, o consumo desses alimentos é indicado para qualquer idade. “Em crianças, por exemplo, é recomendada a introdução gradativa de alimentos sólidos por volta dos seis meses de idade, para que ela aprenda a mastigar e a desenvolver adequadamente as estruturas musculares da arcada dentária”, explica a cirurgiã-dentista.

Luciana Oliveira acrescenta que a mastigação é muito importante e precisa ser realizada de forma correta. “Ela deve ocorrer com os lábios fechados e com os músculos mastigatórios mantendo os dentes em forte oclusão, principalmente na presença de alimentos duros. Sem a trituração dos alimentos de forma correta, eles acabam sendo digeridos em pedaços que podem provocar problemas gástricos”.

Ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D, E, K e ácido fólico, as frutas, os legumes e as verduras, de modo geral, têm baixo teor de açúcar e menos gordura se comparados aos alimentos considerados “vilões” da saúde bucal. O mel, o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da cárie.

27/07/2010

Fonte: http://www.nutricaohoje.com.br

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