Top Therm's Blog

08/09/2010

Alimentação correta na infância pode prevenir doenças na idade adulta

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 9:00 am

Maus hábitos alimentares nos primeiros anos de vida podem levar à complicações anos mais tarde, alertam especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia. De acordo com o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, síndrome metabólica, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer podem ter origem nos alimentos ingeridos ainda na infância.

“Alimentos de alta densidade energética para bebês e crianças favorecem a proliferação de células adiposas que se perpetuam, gerando algumas doenças no futuro”, alerta o especialista. Ele explica que essa dieta incorreta predispõe a pessoa ao desenvolvimento de substâncias pré-oxidativas, que degeneram as células e provocam as chamadas doenças crônico-degenerativas – incluindo diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, envelhecimento precoce e câncer.

Por outro lado, diversos estudos em todo o mundo indicam que a amamentação é capaz de proteger a criança para o resto da vida. “Obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias e alguns tipos de câncer e doenças autoimunes têm mais chances de serem evitados se a criança receber amamentação materna durante o tempo recomendado”, destaca o médico.

De acordo com o especialista, quando a criança estiver maior, alimentos vegetais com azeite de oliva extravirgem, peixes duas vezes por semana, alimentos com baixo índice glicêmico, pouca carne gordurosa, pouco sal e muitas frutas são importantes para prevenir tais doenças. “Pratos coloridos e atividade física regular são grandes trunfos para uma vida saudável”, completa.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: