Top Therm's Blog

15/09/2010

Dietas Vegetarianas

Filed under: Sem categoria — by Top Therm @ 10:07 am

As dietas vegetarianas vem crescendo muito nos últimos anos, seu uso é motivado pelas preocupações filosóficas, religiosas e ecológicas e pela percepção do chamado estilo de vida mais saudável.

Muitos dos vegetarianos, eliminam somente a carne vermelha, incluindo peixes, aves e produtos lácteos em sua alimentação.

O lactovegetariano é aquele que não consome carne bovina, peixe, aves ou ovox, mas inclui leite, queijo e outros produtos lácteos.

O lactoovovegetariano também usa os ovos.

E o vegetariano estrito, evita todos os alimentos de origem animal.

As dietas vegetarianas tendem a ter menos ferro do que as dietas onívoras, apesar do ferro não-heme, presente em frutas, vegetais e cereais não refinados estar normalmente acompanhados, seja o alimento ou na refeição, por grandes quantidades de ácido ascórbido que ajudam na assimilação. Os vegetarianos não estão em risco maior de deficiência de ferro do que os não vegetarianos.

Sem os produtos lácteos, a ingestão de cálcio pode ser baixa e a vitamina D pode ser inadequada.

O cálcio presente em alguns vegetais é inativo pela presença de oxalatos.

Os vegetarianos estritos de longo prazo podem desenvolver anemia megaloblástica pela deficiência de B12 que é encontrada somente em alimentos de origem animal.  De acordo com essa informação, deve ficar atento com essa suplementação nos cereais ou bebeidas de sojas fortificadas.

As dietas vegetarianas bem planejadas são seguras pra qualquer idade, desde que sejam bem planejadas. Deve-se prestar atenção para garantir que tenham cálcio, ferro, zinco e vitaminas B12 e D e quantidades de proteínas adequadas. 

Fonte: MAHAN, L.K; ESCOTT-STRUMP.S.Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. ed.10°. São Paulo: Roca, 2002.

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