Top Therm's Blog

24/09/2010

Nutrição na Cabeça

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 10:40 am

Para deixar seus cabelos impecáveis, brilhantes, fortes e saudáveis, a seguir mostro algumas vitaminas que não podem faltar no seu dia -a-dia!

Proteínas: Tem por função ajudar no crescimento de novas células e consequentemente constroem os fios.

Fontes alimentares: Principalmente em produtos de origem animal, como ovos, carnes, leite e derivados.

Zinco: Estimula a multiplicação das células e favorece o crescimento e fortalecimentos dos cabelos. A falta dessa substância pode levar a queda dos fios, tornando-os secos e quebradiços.

Fontes Alimentares: Ostras, mariscos, fígado, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, leite e farelo de trigo.

 

Cobre: Atua na formação de colágeno e elastina, desempenhando papel importante para pele e os cabelos.

Fontes Alimentares: Em mariscos, ostras,fígado e oleaginosas, como amendoim, nozes e castanha-do-pará.

Vitamina A: Importante por auxiliar na manutenção de estruturas como cabelo e pele. Sua falta pode levar à descamação do couro cabeludo, mas em excesso pode fazer o cabelo cair.

Fontes Alimentares: Leite, ovos, queijo, fígado, cenoura e espinafre.

Biotina: Essencial para o crescimento celular. Sua deficiência está relacionada à queda dos fios.

Fontes Alimentares: Fígado, gema, nozes, cereais e leite.

Ácidos Graxos Essenciais: Estimulam o crescimento capilar e renovação das células da pele. Sua ausência leva a fios mais finos e frágeis.

Fontes Alimentares: Sementes oleaginosas como nozes, avelã, amendoim, óleo de milho, girassol e soja.

Selênio: Antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres que causam envelhecimento dos fios. Consumido em excesso, pode causar fragilidade e perda capilar.

Fontes Alimentares: Bacalhau, atum, salmão, ostras, gérmen e farelo de trigo e castanha-do-pará.

Ferro: Encontrada nas hemácias que por sua vez, levam oxigênio a todas as células e tecidos do corpo. Sua diminuição causa a anemia, que afeta a função de células e tecidos. Sua deficiência tornam os fios ressecados, quebradiços e opacos.

Fontes Alimentares: Carnes vermelhas, fígados, peixes, mariscos, verduras de folhas verde-escuras.

Complexo B: Auxiliam no crescimento dos fios e participa da síntese da queratina.

Fontes Alimentares: leite e seus derivados, fígado, carnes, ovos…

Vitamina C: Além de sua ação antioxidante, participa da produção e manutenção do colágeno, que fortalece a fibra capilar. Sua falta se dá o ressecamento dos fios.

Fontes Alimentares: Acerola, Caju, laranja, pimentão verde e vermelho.

Fonte: Revista Shape n°13

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