Top Therm's Blog

15/10/2010

Dieta sem Lactose

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 9:00 am

Intolerância a lactose é caracterizada pela má absorção da lactose (açúcar presente no leite) devido à deficiência de lactase intestinal (enzima presente no intestino que digere a lactose).

Quando esta condição ocasiona diversos sintomas gastrointestinais, como flatulência, dor abdominal e diarréia, podemos dizer que se trata de intolerância a lactose. A alimentação deve ser isenta ou controlada em lactose, isso porque alguns indivíduos podem tolerar até 120ml de leite (6 g de lactose), principalmente o integral, devido ao esvaziamento gástrico mais lento. Mesmo assim a terapêutica mais comum é retirar leite e derivados da alimentação da pessoa que apresenta intolerância.

Mas esta estratégia pode ter desvantagens nutricionais, como redução da ingestão de cálcio, fósforo e vitaminas, o que pode comprometer a saúde óssea. Outras fontes de cálcio devem ser inseridas na alimentação, como gergelim, tahine (pasta de gergelim), vegetais verde escuros e peixe. Além disso, a atividade física, principalmente a musculação, é essencial para que haja boa retenção deste cálcio nos ossos.

É bom lembrar que, produtos de leite fermentados, como o iogurte, melhoram a digestão da lactose e os sintomas de intolerância. Então, muitas vezes, não é necessário retirá-lo também da alimentação. Prefira: coalhada, iogurte, queijo minas, ricota, cottage, requeijão, leite de soja, leite fermentado, leite de vaca adicionado de lactase, leite com redução de lactose. Evitar: sacarose (açúcar comum, mascavo, mel, melado ou produtos que o contenham), lactose (leite de vaca, cabra ou produtos industrializados/caseiros como bolos, tortas, pudins que contenham lactose em sua composição), folhosos em excesso, frituras, salgadinhos, hortaliças e frutas laxativas.

Fonte: http://www.bemleve.com.br/dicas_nutricionista/dicas_sub2.php?id_dica=681

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: