Top Therm's Blog

18/11/2010

Drogas que Afetam a Ingestão Alimentar

Filed under: SAÚDE — by Top Therm @ 10:20 am

A ingestão diminuída de nutrientes comoum efeito primário ou secundário do uso de drogas pode ser desejável ou indesejável. Várias drogas, que atuam no sistema nervoso central, tais como metilfenidato, diminuem o apetite. Estes compostos são prescritos devido ao seu efeito calmante nas crianças hiperativas. Seu uso a longo prazo pode resultar em retardo de crescimento, seguido por “recuperação de crescimento” quando a medicação é descontinuada.

Os pacientes com câncer têm a maior prevalência de desnutrição dentre os grupos de pacientes hospitalizados. A presença de tumor sozinho pode levar à ingestão reduzida de diferentes nutrientes e as modalidades de tratamento tais como a quimioterapia e a radiação, podem exacerbar ainda mais os distúrbios nutricionais.  A administração de cisplatina e outros agentes citotóxicos comumente causam náuseas, vômitos e redução da ingestão de alimentos. Os especialistas em câncer, entretanto, estão experimentando modificações da dietas, tais como refeição sem cor e sem odor (qieijo ricota, compota de maçã, sorvete) para fornecer uma ingestão alimentar global maior e diminuir a náusea e o vômito.

O sabor e o cheiro têm papel fundamental na manutenção do estado nutricional adequado. As drogas podem causar uma alteração na sensação paladar, acuidade reduzida da sensação de paladar ou um desagradável sabor residual, que podem afetar o consumo de alimentos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: